Artigos

A pluralidade cultural do Brasil


Por Elane Gomes

A cultura do Brasil é formada, pela composição de várias culturas e não é difícil se perceber isso. Sabe-se também que três etnias ajudaram na formação do povo brasileiro, no começo do século XVI: o índio, o branco e o negro. Ao longo da história e do desenvolvimento da população, o país assistiu ao surgimento do cafuzo, do mulato e do pardo, ao mesmo tempo em que viu se desenvolver também o sincretismo religioso, devido a esta mesma união, e várias modalidades de festas, ritmos, danças e tradições que tornaram a nação rica em expressões e criações simbólicas. A diversidade é justamente uma das características da cultura brasileira.

Neste mesmo contexto de multiculturalismo, o país é palco de preconceitos, estereótipos, discriminação e miséria. Apesar disso, comparado a outras nações que passam por tantas guerras devido a estas diferenças, o Brasil pode ser considerado um modelo de convivência multicultural, embora haja conflitos das minorias entre si, e com grupos hegemônicos.

A colonização e a escravatura no século XVI, bem como o processo de imigração europeia no século XIX e, posteriormente, a vinda de pessoas de outros continentes, foram os acontecimentos que contribuíram para a miscigenação brasileira. O país abriga culturas de diversas partes do mundo. Alguns dos vários povos que se encontram por aqui e em grande número, formam colônias e comunidades, com seus costumes, artes, valores, credos e línguas. Entre as regiões do país, o que as diferencia culturalmente é justamente o grau e o modo de influência desses povos e dessas culturas.

Em tempos de globalização, os temas sobre homogeneidade e identidade cultural reaparecem nos debates uma vez que a cultura que se formou no Brasil faz a nação ser bastante diferente em suas grandes regiões, apesar de falar a mesma língua em toda a sua extensão territorial, com sotaques e expressões diversos.

Toda a complexidade cultural que há no país está justamente na mestiçagem. É consenso entre os estudiosos que não existe por aqui uma cultura homogênea e que a mistura é a nossa característica cultural fundamental, embora a raiz portuguesa, devido ao processo de colonização, seja notadamente marcante, principalmente na língua, já que todos falam português apesar de algumas variações, e na religião, uma vez que o país é de maioria cristã católica. Sem dúvidas, estes traços geram também uma unidade nacional.

            Dos meios de comunicação de massa, o rádio é um dos que teve e tem grande influência na cultura brasileira, por ser um dos mais baratos e mais próximo de quem o consume. Ele não pode desconsiderar o seu papel de manter  e valorizar esta cultura, ajudando-a a se desenvolver. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário