domingo, 4 de outubro de 2015

Como anda o rádio de hoje?

Muitas estratégias já têm sido adotadas para garantir a permanência do rádio



Em meio às várias discussões atuais sobre o
futuro do rádio, muita coisa já está sendo feita por quem trabalha no meio, aproveitando as diversas possibilidades que ele tem de se ajustar, acomodar e se reinventar. Dentre elas, muitas têm dado certo e se apresentado como soluções e saídas, das quais comentamos algumas!
Atualmente o rádio investe na internet e nas webradios, que não precisam de concessão.Ao entrar na internet, as emissoras começaram a aprofundar ainda mais na área de marketing e em pesquisa, a fim de conhecer o seu público na web e trabalhar melhor a publicidade e a programação. 

Na era do on demand as grandes rádios do país têm percebido que não basta fazer uma programação e colocá-la em simulcast num site ou blog. É preciso dar ao público de internet a capacidade de interação e de escolha sobre o que ouvir e em que horário. Isso tem levado muitas empresas a experimentarem diversas possibilidades comerciais em programação segmentada e customizadas e a  investirem nos podcasts e em horários alternativos só para o público da web.
Estratégias de multiplataformas são pensadas, por algumas empresas, como formas de sobrevivência do rádio atual. São  projetos especiais integrados com outros grupos de comunicação, fazendo o rádio atuar com mídias diferentes como jornais impressos, TVs, etc., unindo veículos de empresas distintas. A ideia é colocar o meio nos vários pontos de contato com o ouvinte. As redes têm se consolidado como um dos formatos para se aprimorar as atividades desenvolvidas pelas rádios e têm sido viabilizadas por modelos diversificados. Mas existem ressalvas quanto às transmissões de rede.
A mobilidade urbana nas grandes cidades e o maior número de atividades cotidianas fazem o rádio investir bastante também na  prestação de serviços, na customização, criando emissoras especializadas, a fim de encontrar novos nichos.
E o rádio digital? Ele chegou com a intenção de melhorar o áudio das emissoras e oferecer uma multiprogramação:  uma programação principal e outras para acompanhar a principal ou fazer conteúdos diferenciados específicos, tendo também canal de dados, que pode mandar informações para públicos diferentes. Os testes com os modelos de rádio digital demonstraram que este formato diminui a cobertura das emissoras, ou seja, diminui a abrangência.Os experimentos continuam, então vamos aguardar. 
Os aplicativos de rádio têm sido outra sacada, talvez umas das mais interessantes para o setor. O número de pessoas que usam smartphones tem crescido cada vez mais e a tendência é aumentar. Em contrapartida, o número de casas que possuem aparelho de rádio diminuiu consideravelmente. Passou a era do radinho de pilha! Agora é a vez do celular. Investir em aplicativos para os principais sistemas operacionais de celular é buscar estar aonde as pessoas estão e o rádio não pode se privar disso. Quantos mais aparelhos novos forem surgindo, tanto mais o rádio precisa estar integrado neles.
Em 7 de novembro 2013, Dia do Radialista, a Presidenta Dilma Roussef assinou o decreto que aprova a migração das rádios AM para a faixa FM.  Isso trará mais mudanças porém existem várias questões a serem levadas em conta.  Não é obrigado migrar mas quem não fizer isso não vai se sustentar. Estar regularizada, ter viabilidade técnica são as principais condições. O valor a ser pago será o valor da rádio FM daquela cidade, menos o valor da sua emissora, fora os custos com equipamento.
Rádio no streaming, rádio digital, convergência de mídia,  migração de AM para FM, rádio no celular, aplicativos... São vários os desafios que se apresentam hoje para o rádio e não falta  quem fale sobre o assunto.  Aqui, queremos propor, além de algumas reflexões sobre as mudanças e trazer possibilidades que podem ser adotadas neste tempo em que o rádio busca se reinventar. Muita coisa ainda poderá surgir por aí!


Quais são as suas dúvidas a respeito do futuro do rádio no Brasil? 

Mande suas perguntas e contribua com as informações, deixando o seu comentário!  


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