segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Sete passos para montar uma programação musical

O estudo do público é fundamental na hora de definir que música tocar em sua rádio



Será que na era dos tablets, smartphones, e de tantos aparatos em que as pessoas criam a sua própria playlist e curtem o som que estão  afim, na hora que querem e do jeito que querem, uma emissora de rádio ainda precisa se preocupar com programação?
Bom, hoje as pessoas continuam curtindo rádio e procuram a emissora  por causa do conteúdo, da informação, do ensino, da catequese... Também fazemos rádio para tocar as pessoas com a música, ela é um forte meio de evangelizar. Tem muita gente que interage na emissora para escolher a música preferida, para fazer um pedido musical e, mesmo tendo aquela música no seu celular, as pessoas querem ouvir o seu pedido sendo tocado na rádio e mencionado pelo locutor. Além disso querem compartilhar o seu pedido com outros ouvintes. Logo, a rádio precisa continuar se preocupando sim com a programação musical.

Vamos a algumas dicas!

1. Conheça o seu ouvinte
A primeira coisa é conhecer o perfil do ouvinte de sua emissora, de cada programa e horário. Que tipo de música reflete a identidade da sua rádio? Por exemplo, uma rádio jovem,  geralmente não irá agradar muito seu público se tocar músicas  da velha guarda. Mesmo católicas! A não ser que isso tenha um propósito especial, num determinado momento, e que este seja bem definido pela emissora e entendido  pelo ouvinte.  A rádio tem que saber o que o jovem está curtindo e montar uma programação baseada nesta pesquisa.
Se a sua emissora é uma rádio adulta, você precisa saber o que a maioria do seu público geralmente ouve. Preste muita atenção aos pedidos musicais. Eles dizem muito sobre sua audiência.

2. Trabalhar hits e lançamentos
Nos programas propriamente musicais, é importante colocar hits, lançamentos e o que está em alta. Entretanto, por no ar uma música que ninguém canta junto, durante a maior parte da programação musical, pode levar o seu ouvinte e migrar para outra  emissora. Começar o programa com um hit, faz muito bem e já coloca seu ouvinte interessado no horário.
Os lançamentos podem ser trabalhados estrategicamente com ações promocionais e comentários do locutor sobre a música, isso ajuda a despertar o interesse do ouvinte. Fazer um quadro ou programa sobre o tema da música ou ainda uma entrevista com o próprio músico, são algumas das tantas coisas que vão ajudar o lançamento a se tornar conhecido. Vale a pena colocá-los também em horários chaves da programação.

3. A música precisa reforçar a mensagem
Nos programas temáticos, é necessário que a música acompanhe a mensagem que está sendo trabalhada, isso vale também para os tempos litúrgicos da Igreja. Se você faz um programa oracional, as músicas precisam estar relacionadas com a oração ou tema que está sendo falado e, neste caso, não precisa se preocupar com a idade da música, o que é importante é que ela seja ideal para o momento e o público e que faça um par perfeito com a locução, levando-o à oração.
Se o seu programa fala de doutrina, escolha músicas que agregam e construam o tema que você está desenvolvendo, mesmo que ela não seja a sensação do momento, mas se for, melhor ainda!

4. Cuidado com repetições
Repetir um mesmo cantor em menos de uma hora da programação não é muito interessante. O mesmo vale para as músicas. Tocar a mesma músicas várias vezes no dia é muito cansativo, a não ser que seja pedido musical.

5. Parcerias com músicos e gravadoras
Outra preocupação são as parcerias. Se você tem parceria com algum músico e alguma gravadora, isso precisa ser levado em conta, mas sem esquecer do ouvinte que é a primeira pessoa a quem se destina a sua rádio. Mesmo neste caso! Toque as músicas dos parceiros estrategicamente e dentro do perfil de cada programa.

6. Fazer alternâncias
É importante fazer mesclas na montagem da programação  alternando, voz feminina, grupo e  voz masculina.

7. Definir o gênero
O estudo de público ajuda também a definir o  gênero musical  da sua rádio. Se a maioria dos seus ouvintes curtem músicas sertanejas, você não vai agradar muito colocando só rock. mesmo católicos!

Lembre-se de que a música não é para agradar o locutor e sim tocar o ouvinte, atendendo ao objetivo principal de uma rádio católica que é evangelizar.


Se você tiver mais dúvidas sobre o assunto deixe aqui o seu comentário! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário