quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Novo conceito de web rádio para a evangelização

Uma web rádio precisa oferecer mais do que uma transmissão de rádio convencional na internet

O rádio é um dos meios de comunicação eletrônicos que mais se adapta às novas mídias. Pela sua maior interatividade e pelo contato individual com o receptor, ele tende a se adequar às várias modalidades de redes sociais. Entretanto, ainda sendo um dos meios de maior penetração no país, o rádio tem diminuído muito a sua audiência.

Segundo o Grupo Mídia Dados, em 2014, o número de domícílios com rádio no Brasil correspondia a 72, 4%, em 2015, diminuiu para 69, 8% . Em contrapartida o número de domicílios com internet em casa saiu de 44% em 2011, e chegou a 54% em 2014. Também em 2011, 76% dos brasileiros ouviam rádio uma vez na semana; em 2014 era apenas 69%. 

Uma pesquisa denominada Ideias e Aspirações do Jovem Brasileiro sobre Conceitos de Família, realizada pela PUC do Rio Grande do Sul, mostra que 72,4% dos brasileiros, entre 18 e 34 anos, têm como principal atividade o uso das redes sociais. A pesquisa mostra também que, para 92,9% deles, ter internet em casa é mais importante que ter uma lavadora de roupas ou um carro. São pessoas que nasceram no ambiente de internet e vivem conectadas. Entre as suas cinco principais atividades, o rádio nem sequer é mencionado. Os números fazem concluir que, com a era digital, já é fato que a internet será o futuro do rádio. No Brasil, boa parte das emissoras convencionais já têm sua programação na web.

No entanto, é importante frisar que rádio convencional na internet é diferente de uma web rádio. A primeira trata-se apenas de transmissão on-line da mesma programação enviada aos aparelhos através de um transmissor e de antenas, o simulcasting. Esta modalidade continua necessitando de concessão, autorização ou permissão conforme as normas legais. A segunda, a web rádio,  não precisa de autorização, é uma transmissão somente para a internet feita livremente, tendo cuidado apenas com relação aos direitos autorais das músicas veiculadas. É a modalidade webcasting. De uma forma ou de outra, todos estão entendendo que a convergência para internet é questão fundamental.

A web rádio atrativa vai além do convencional

É imprescindível utilizar os recursos da internet para realizar e ampliar o trabalho de evangelização e é possível fazer isso utilizando também  a linguagem do rádio.

Mesmo com as mudanças atuais na cultura e no uso dos meios de comunicação, o trabalho de levar a Palavra de Deus através do som continua eficaz, e pode ser ainda mais potencializado a fim de atingir, sobretudo, os que estão na plataforma das redes sociais, ou seja, grande parte das pessoas. Para tanto, precisamos utilizar um novo conceito de rádio, que vai além de um canal de web radio, simulcasting ou webcasting.

É preciso realmente "estar na web", falando pessoalmente com o usuário e deixando ele fazer junto a emissora; afinal de contas, quem acessa também é provedor de conteúdo, crítico e não aceita mais as informações como os antigos receptores da era dos meios de comunicação analógicos. Essa nova geração deseja consumir rádio de uma outra maneira. Assim, uma web rádio precisa oferecer mais do que uma transmissão  na internet.

Como se trata de um formato de rádio adaptado à linguagem de internet, a produção, programação e linguagem tendem a ser diferentes da rádio convencional, adotando o estilo próprio da web e das redes sociais. Se estiver em simulcasting, os locutores terão dois públicos, que se tornam bem diferentes, principalmente no caso das rádios AM.

Embora o conteúdo não mude, porque  o Evangelho é o mesmo sempre, ele precisa ser entregue para esta nova cultura numa linguagem que ela entenda e que lhe faça sentido. Para isso, é urgente fazer uma web rádio nova, atrativa e interativa, que ultrapasse a réplica da rádio convencional no espaço da internet.

Se quiser saber mais sobre o assunto, peça uma palestra gratuita em sua emissora entrando em contato.

Elane Gomes
fb/ElaneGomesAssessoria

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